quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SANTA BRÍGIDA DA IRLANDA



Santa Brígida nasceu no ano 450 em Faugghart na Irlanda. Seus pais, Dubhthach e Brocca eram pagãos que converteram-se ao cristianismo, sendo batizados por São Patrick.

Sua biografia é cercada por dúvidas e lendas que dificultam e questionam a versão católica da existência de Brígida enquanto primeira abadessa da Irlanda.

Seu nome, uma homenagem a deusa pagã Brígida, deusa tríplice do fogo, cultuada pelos celtas, aumenta as especulações sobre a hipótese de Santa Brígida ser uma adequação da Igreja, para recuperar os fiéis que ainda professavam o paganismo.

Seu simbolismo incluí uma lâmpada acesa, uma chama ou uma vela, o que novamente remete ao fogo da deusa tríplice.

De acordo com a biografia oficial da santa católica, Brígida realizou uma série de milagres que incluíam: transformação de água em leite e o implante da mão decepada de um homem.

Padroeira idolatrada da Irlanda, tendo muitas igrejas em sua homenagem e louvor. Considerada como incansável trabalhadora da obra de Cristo, fundou

Teria falecido em 525 em Kildare, sendo enterrada na igreja de sua abadia e posteriormente teria seus restos mortais transferidos para Downpatrick, junto com São Colombus e São Patrick, outros padroeiros da Irlanda.


.