segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AS TRÊS MARIAS


As Três marias

Tambem chamadas das Marias do Mar , Maria a mare ou Les Saintes Maries' de la Mer.

No primeiro século a festa era observada em Carmague, na foz do Rio Rhone em honra as Três Marias – Maria Madalena, Maria Cleophas, a esposa de Cleophas (João 19:25) e Maria Salomé, a mãe de Tiago (Marcos 15:40).
Diz ainda esta lenda que as Três Marias junto com Lázaro (após ter sido ressuscitado por Jesus) e sua irmã Martha fugiram da Palestina e chegaram em Marselha, e evangelizaram Provence. O começo desta historia apareceu pela primeira vez no seculo 11 em conecção com as relíquias de Maria Madalena, encontradas em Veazelau, Burgundy.
Não obstante ela já era muito popular em Burgunhy e em vários outros locais.
Para complicar, na cidade de “Les Saint Marie de la Mer” ocorre a historia da Santa Sarah , padroeira dos ciganos que teia recebido as Tres Marias nesta cidade. Os ciganos vem para Les Saintes Maries’de la Mer porque a lenda diz que as Tres Marias vieram para esta cidade de barco, quando foram expulsas da Judéia no século primeiro. Elas converteram o povo da cidade para o cristianismo, com a ajuda da líder matriarca da cidade, chamada Sarah. Os ciganos a adotaram como padroeira, embora ela não seja oficialmente reconhecida pela Igreja.

O centro da reunião é a igreja matriz de Les Saintes Maries’de la Mer, onde as relíquias (como os ossos da santa ) são guardados na igreja.

Os ossos são cerimoniosamente abaixados por polias e guindastes enquanto os fieis cantam acompanhados de violinos e sinos.

Então as relíquias são carregadas para o mar, junto com uma grande estátua de Santa Sarah, de modo que ela pode “esperar” a chegada das Marias. No dia seguinte as estátuas de Maria Jacob e Maria Salomé são colocadas junto ao oceano, pelos peregrinos, em sinal que elas chegaram as praias da França.

A bordo de um tradicional barco de pesca o bispo abençoa o mar, a terra e os Ciganos.

Diz a tradição que o Rei Renê mandou escavar a igreja, em 1448 eles relataram que foram encontraram dois corpos docemente perfumados. Muitos anos mais tarde esses corpos femininos foram datados como sendo do primeiro século (pode ser verdade ou apenas lenda). Outra lenda diz que as pedras onde os corpos estavam sepultados eram na verdade “pedras milagrosas” e eram usadas para curar olhos doentes e mulheres estéreis.

Não deixe de ver na cripta debaixo da igreja se você necessita de alguma cura.

Nenhum comentário:

.