segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SANTA MARIA SALOMÉ


Santa Maria Salomé

Nasceu no primeiro século e é uma das três Marias que serviram a Jesus, junto com Maria Cleophas (mãe de São Tiago, o menor, São Judas Thadeus e esposa de Cleophas ou Alpheus), Maria Salomé e Maria Madalena).

Alguns exegetas bíblicos acham que Maria Cleophas seria irmã da Virgem Maria (João 19:25).

Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.

Diz os Evangelhos que Jesus e Salomé em uma conversa, ela pede a Jesus para coloca-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu. É que Tiago e João o seguiriam seu exemplo de humildade e sacrifícios para ganhar e merecer seus lugares lá. A lenda diz que após a ressurreição ela foi para Veroli, Itália e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova .

Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços. As vezes ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu. Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.

É padroeira da Veroli, na Itália.

Sua festa é celebrada no dia 22 de Outubro

Nos países do hemisfério sul, no firmamento temos três estrelas que são chamadas Três Marias em homenagem as Três Marias e na França temos uma cidade com o nome de "Saintes Maries de la Mer" , também em homenagem a elas. Em Minas Gerais temos uma Usina Hidroelétrica com o nome de Três Marias.

Nenhum comentário:

.