segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SANTA PAULA DE ROMA


Santa Paula
Também conhecida como Santa Paulina e Santa Paula de Roma
Nasceu no ano de 347 em Roma. Nobre romana casada com o senador Toxitius. Mãe de Santa Eustóchia e Santa Blaesilla. Ficou viúva com 32 anos. Amiga, discípula e estudante espiritual de São Jerônimo o qual escreveu a sua biografia. Muito amiga e conselheira de Santa Marcella. Fez peregrinações a Terra Santa e lá veio a falecer. Morreu em 404 em Belém e foi enterrada na Igreja da Natividade. É padroeira de Nazaré e das viúvas.
Sua festa é celebrada no dia 26 de janeiro.
Mais detalhes sobre santa Paula de Roma:
Nascida em Roma em 5 de maio de 347 e morreu em Belém Palestina no dia 26 de janeiro de 404. Esta nobre senhora viveu a mensagem de Cristo e demonstrou grande amor e sua história é preservada nas epistolas de São Jerônimo e sua Eulogia a ela (Epistola 108).

Paula nasceu em uma família nobre. Ela era descendente dos Scipios e dos Gracchi. Quando tinha 15 anos Paula casou-se com o senador Toxotius com o qual teve um filho e quatro filhas. Embora tenha sido um casamento arranjado pelos pais (muito comum na época) foi um casamento muito feliz. Paula e Toxotius se amavam e tinham uma vida bastante harmoniosa e socialmente ativa. Entretanto Paula percebeu que a felicidade terrena é efêmera e aprendeu esta lição com 32 aos quando ficou viúva. Ela ficou inconsolável com sua perda. Ela tentou se confortar com seus filhos (Blaesilla, Paulina, Estochium, Rufina e Toxotius).Certa vez em conversa com sua amiga Santa Marcella resolveram a se devotarem a Deus. Paula vendeu todos os seus tesouros e construiu uma casa para ela e suas amigas se reunirem para aprenderem e estudarem as Escrituras Sagradas e os Evangelhos. Ela construiu um hospital e uma outra casa tipo convento onde havia uma capela para orarem e assistirem a santa Missa diariamente. Paula passou a usar roupas bem simples e a dormir no chão sobre um saco e a praticar uma severa austeridade. Recebeu e hospedou São Epiphanius e São Paulinus da Antióquia quando eles visitaram Roma. Quando São Jerônimo chegou a Roma ela e Marcella insistiram para que ele ensinasse a elas o Hebreu para poderem ler algumas das Escrituras que só existiam em hebraico.

Em breve ela havia fundado uma comunidade cristã com regras severas a serem respeitadas e fundou ainda um mosteiro para mulheres perto do Monastério de São Jerônimo, para monges.

Construiu também outro hospital para pobres, um convento e algumas igrejas.
Ela foi em peregrinação a Belém na Palestina e continuou até o Egito para visitar os monges do deserto e os eremitas de lá. Ao retornar ficou ainda mais impressionada com o local onde Jesus havia nascido e fez um lindo hino a Belém onde ela cantava a “casa do Pão da vida, porque aqui nasceu o Pão vivo sem o qual não iremos para ao céu”.

Alguns estudiosos creditam a ela o início de uma especial devoção ao Sacramento da Eucaristia.

Ela aprendeu a ler os salmos em sua língua original e com o seu conhecimento do grego (aprendido com seu pai), ajudou a São Jerônimo nas suas traduções das Escrituras para o Latim e por vezes chamava atenção do santo para que se interessasse nas disputas sobre Origens. São Jerônimo aplaudia a eficiência de Paula, mas também a alertava com relação as suas mortificações excessivas e quando ela passou a dar muitos presentes aos necessitados, advertiu-a que isto poderia colocar suas casas em dificuldades (com aconteceu). Na cidade de Belém ela construiu um grande hospital, um monastério, um convento, uma igreja e com isso ficou sem um centavo com a idade 56 anos. Ela ficou sendo cuidada pela sua neta.

Ao morrer de morte natural, foi enterrada perto do local onde Jesus nasceu embaixo da Igreja da Natividade. Seu biógrafo foi o não menos famoso São Jerônimo que recusou a ser indicado papa, para cuidar dos vários mosteiros, conventos e hospitais que ele e Santa Paula haviam fundado e no final todos estavam bem administrados e funcionando da forma que ela havia desejado. Parte dessa decisão, teria sido porque São Jerônimo testemunhou várias curas milagrosas, na tumba de Santa Paula creditadas a sua intercessão.

Nenhum comentário:

.