segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SANTA PELÁGIA DA ANTIÓQUIA - SANTA MARINA DO LESTE


Santa Pelágia da Antióquia
Santa Marina no Leste

Era uma notória dançarina na Antióquia, e durante um Sínodo passou pelo Bispo São Nonnus de Edessa e provocou a sua atenção. Ele teria dito: "Esta garota é um lição para nós bispos! Ela tem maior trabalho para conservar a sua beleza que nós temos em conservar as almas de nosso rebanho"!
No dia seguinte ela foi ouvir ele pregar. Seu sermão mudou o seu interior e ela se arrependeu e recebeu o batismo. Ela deu toda sua fortuna para os pobres e deixou a Antióquia foi para Jeruzalem disfarçada em homem. Ela viveu em uma caverna como eremita no Monte das Oliveiras, sob o nome de Pelagius.
Vivia em grande austeridade e penitencia para tentar compensar sua vida anterior. Conhecida como "o monge sem barba", seu sexo não foi descoberto a não ser após sua morte.
Esta versão diz ainda que Pelágia era um discípulo de São Luciano e quando os soldados chegaram para prende-los, sentiu que seria estuprada ao descobrirem seu sexo e pediu para trocar suas roupas. Ela foi para cima com esse pretexto e de lá saltou para fugir, mas calculou mal a queda e acabou morrendo.
São João Crisóstomos, nativo da Antióquia escreveu duas homilias em sua honra saudando a sua coragem que ele atribuía a inspiração divina. Ela tambem é lembrada no Canon Ambrosiano.
Santa Pelágia na liturgia da Igreja é em geral mostrada descoberta como sendo mulher pelos monges após sua morte ;2 ) com um crucifixo em sua cova ou em sua caverna; 3) com o seu corpo sendo trazido para Jerusalém em uma procissão; 4) ouvindo a São Nonnus.
Diz a tradição que ela curava os doentes apenas com a sua benção e oração, e como era muito linda, quando tinha que ir a cidade para fazer compras de alimentos, se disfarçava em roupas de homem.
Sua festa é celebrada no dia 8 de outubro no Leste e em 9 de junho no Oeste.
Conhecida no Leste, em especial na Grécia e Rússia, como Santa Marina.
Ver bio de São Luciano da Antióquia.
2) Santa Pelágia de Tarsus
Outra versão da história da mesma santa diz que ela era uma linda garota em Tarsus Cilícia, e o filho do imperador Diocleciano apaixonou-se por ela e sendo cristã ela o rejeitou. Várias ameaças de torturas não mudaram sua decisão. Diz ainda a versão que o filho de Diocleciano teria se suicidado e Diocleciano tambem fez várias tentativas para conquista-la. Quando finalmente desistiu resolver criar uma especial tortura para a Pelágia. Mandou fazer um touro de bronze e ela foi colocada dentro dele, e tostada até a morte.

Existem várias santas com o nome de Pelágia e Marina (as histórias são bem parecidas e misturadas e os dois nomes são os mesmos em latim e grego). A idéia que elas sejam talvez histórias fictícias que seriam uma versão cristianizada de Afrodite e Vênus foi extensamente examinada e firmemente rejeitada pelo emitente hagiógrafo Hippolyto Delehayer e pelo grande Jacopo de Varezze, cujo libro "Legenda Dourada"de 1926 está hoje disponível em português traduzido pelo Professor Hilário Franco Junior, sob o título "Legenda Aurea".

Nenhum comentário:

.