terça-feira, 30 de novembro de 2010

O mundo foi criado em sete dias?


"E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." (Gn 2,2)

Muitas pessoas têm duvidado da autênticidade da Bíblia, principalmente por causa do relato Bíblico da criação do mundo, devido às descobertas científicas de que o mundo, demorou pelo menos milhares de anos para ser composto. Eu como católico creio na Bíblia,
porque ela foi me dada pela Igreja, que me ensinou que ela é a inspirada por Deus.

A Bíblia porém não é num livro científico, e muito menos um manual de instrução, é um livro que precisa do Magistério da Igreja para ser desvendado. A Igreja por sua vez nunca declarou o dogma de que o mundo foi criado em sete dias. Então qual é o motivo do alarde?

O problema é que muitas pessoas arrumam qualquer motivo, para não aceitarem a Graça que Deus lhes concede. Veremos que os dias citados no livro sagrado do Gênesis, não são dias solares, isto é, não são dias de 24 horas, mas sim faixas de tempo.

E porque não são dias de 24 horas? Porque a duração do dia (manhã e noite) só foi determinada no "quarto dia", confira o versículo bíblico: "E disse Deus: Haja lumiares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. [...] E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. [...] E foi a tarde e a manhã, o dia quarto." (Gn 1,14-19).

Isto deixa muito claro que dos "dias" da criação relatados no Gênesis, não são dias solares de 24 horas, mas sim faixas de tempo. Faixas de quanto tempo? Só Deus sabe. :-)

Alessandro Lima
www,veritatis.com.br

Nenhum comentário:

.