segunda-feira, 19 de março de 2012

Verônica de Milão, uma mulher surpreendente

Nascida em 1445 em Milão na vila de Binasco e Falecida em 13 de janeiro de 1497 em Milão de causas naturais, após toda uma vida de dores físicas e fenômenos de clarividência, com êxtases que a levavam à exaustão.
De temperamento cordato e humilde, filha de lavradores muito pobres, porém religiosos, sempre obediente e zelosa com a família.
Não recebeu formal, tentando aprender a ler sozinha, sem muito sucesso. Mas sempre  sonhou em entrar para uma congregação religiosa, e conseguiu realizar seu sonho aos 22 anos de idade, quando finalmente ingressou no convento Agostiniano de Santa Marta. Devido as limitações culturais e educacionais, realizava as tarefas  mais simples. Após muitos esforços Verônica conseguiu aprender a ler e assimilar algum conhecimento, mas de modo muito limitado.

O que faltava a Verônica em conhecimentos intelectuais, abundava em conhecimentos e sensibilidade espiritual.  Com as práticas diárias meditativas e contemplativas, seus dons premonitórios foram tornando-se cada vez mais presentes. E para espanto de todos, Verônica falava sobre teologia e questões existenciais de forma clara e com argumentações irrefutáveis.

Sua percepção e consciência das questões teológicas, tinham uma aplicação prática, que a aproximavam-na da comunidade, sendo querida por todos, dentro e fora dos meios religiosos. O próprio Papa Alexandre VI, a recebeu carinhosamente em Roma. Nessa visita, Verônica relatara ao pontífice, uma de suas visões de Nossa Senhora.

Entre as muitas e constantes visões, Verônica, vislumbrou o próprio desencarne, ocorrido na data prevista: 13 de janeiro de 1497.

Foi beatificada pelo Papa Leão X, após seu desencarne, e a Irmã Verônica de Binasco, passou a ser chamada de Santa Verônica de Milão.

Em 13 de janeiro celebra-se sua festa.

Nenhum comentário:

.