sábado, 10 de setembro de 2011

SANTA ISABEL DA HUNGRIA

Sobre a dura casca espiritual da Idade Média, irrompida pela graça de Deus, brotou uma das flores mais delicadas da Cristandade: Santa Isabel de Hungria. Nasceu no ano 1207 em um dos castelos - Saróspatak ou Posonio - de seu pai, André II rei da Hungria, que a teve com sua primeira mulher, Gertrudes, filha de Bertoldo IV, que corria em suas veias o sangue de Bela I, também rei de Hungria, pelo qual a princesinha Isabel veio a ser a mais preciosa flor da
estirpe real húngara.

Abriu a princesinha seus olhos à luz em um ambiente de luxo e abundância que, por divino contraste, foi despertando em seu sensível coração anseios de evangélica pobreza.

Desde seu privilegiado posto na corte descia, desde muito pequena, para buscar aos necessitados, e os presentes que recebia de seus pais passavam logo para as mãos dos pobres. Em vão a vestiam conforme seu posto principesco, porque aproveitava o menos descuido para tirar as sedas e brocados, e dá-los aos pobres e voltar ao palácio com os farrapos da mais miserável de suas amiguinhas.

Conforme os costumes da época, foi prometida em sua mais tenra idade a Luís, filho de Herman I, da Turingia. Este compromisso matrimonial tinha, sem dúvida, a finalidade política de garantir a aliança de ambos países contra o rei Felipe de Suabia.

Um belo dia de primavera - 1213- quando os campos se espreguiçavam do gélido sono invernal, apresentou-se no castelo de Posonio uma embaixada turingia para buscar a prometida de seu príncipe herdeiro. O rei da Hungria, então no auge do poder e da riqueza da dinastia, dotou generosamente a sua filha dizendo aos emissários:
"Saúdo a vosso senhor e rogo que se contente por enquanto com estas pobres prendas que, se Deus me dá vida, completarei com maiores riquezas". E revestindo com palavras tão modestas sua jactanciosa exibição, fez juntar-se um cúmulo de tesouros que deixaram admirados aos emissários, poucos acostumados a tais riquezas na abrupta e dura comarca de Turingia.

O matrimônio aconteceu no ano 1221, quer dizer, quando Isabel completava seus 14 anos, em Wartburgo de Turingia. E desta maneira a princesa, nascida em um país cheio de sol e de abundância como era a Hungria, veio parar na dura e pobre terra germânica.

A pobreza do povo estimulou ainda mais a caridade da princesa Isabel. Tudo parecia-lhe pouco para remediar aos necessitados: a prata de suas arcas, as jóias que trouxe como dote e até seus próprios alimentos e roupas. Enquanto podia, aproveitando as sombras da noite, deixava o palácio e visitava uma a uma as choças dos vassalos mais pobres para levar aos doentes e às crianças, sob seu manto, um cântaro de leite ou uma broa de pão. E até o próprio manto o entregou em um dia frio de inverno a uma pobre mendiga que tremia de frio pelo caminho, e qual não seria o seu assombro que, ao estender o arminho sobre a corcunda da anciã, viu transfigurar-se aquela na adorável imagem de Jesus Cristo. Por muito que escondesse suas mercês, não era raro que estas chegassem a ferir aos espíritos invejosos e mesquinhos. Não faltou quem acusasse à princesa ao próprio duque de estar dilapidando os caudais públicos e deixar vazios os celeiros e os armazéns. Luís queria a sua esposa com delírio, mas não pôde resistir, sem dúvida, o acosso de seus intendentes e pediu-lhes uma prova de sua acusação.
- Espere um pouco - disseram-lhe - e verás a senhora sair carregada de coisas.

Efetivamente, o duque teve que esperar pouco para ver sua mulher que saía, furtivamente, do palácio fechando cautelosamente a porta.

Violentamente a deteve e perguntou-lhe com dureza:
- O que estás levando na saia?
- Nada..., são rosas - respondeu Isabel tratando de se desculpar, sem lembrar que estava em pleno inverno.

E, ao estender o avental, eram rosas e não pães o que Isabel estava carregando, porque o Senhor quis sair fiador da palavra de sua serva.

Parece que sua sogra, a duquesa e viúva Sofia, não olhava a Isabel com bons olhos, talvez porque a caridade que ela fazia eram uma acusação ao seu egoísmo ou, simplesmente, porque acreditava que o carinho de Isabel, no coração de Luís, tinha substituído o seu. Com mais ou menos paixão aproveitava qualquer oportunidade para desvirtuar a Isabel frente aos olhos de seu marido. Segundo conta a lenda, voltou em certa ocasião o duque Luís de uma longa viagem e, ansioso para abraçar a sua esposa, foi procurá-la na alcova conjugal. Saiu ao seu encontro a duquesa Sofia, que tinha escutado atrás da porta vozes estranhas no quarto e preveniu-lhe dizendo:
- agora verás, meu filho, até onde chega a fidelidade de tua esposa. Forçou a porta o zeloso marido e, ao tirar da cobertura do leito, viu nele estendida a imagem de Cristo crucificado, que tinha se transfigurado o pobre leproso que Isabel tinha deitado em seu leito para curar-lhe as chagas.

O zelo dos pobres, nos quais ela sempre via a imagem transfigurada de Cristo, foi espiritualizando cada vez mais a sua vida. Sua alma generosa se assomava a seus olhos negros e profundos, que brilhavam como lamparinas de amor nos sombrios casebres dos pobres de Wartburgo. Por muito severas que fossem suas penitências, Isabel as recobria com carinho para não perder o encanto natural frente aos olhos de seu apaixonado marido. Mas não pôde, em troca, conciliar seu espírito franciscano com a frivolidade da vida cortesã.

Sob influência de seu confessor, extremamente severo, Conrado de Marburgo, que a proibiu inclusive de provar certas comidas, Isabel veio a ser uma viva acusação contra uma corte um tanto licenciosa, que começou a conspirar contra a princesa estrangeira.

Enquanto seu marido foi seu amparo, nada teve a temer a princesa Isabel, mas chegou um dia em que aos ouvidos do príncipe soou, como chamada irresistível, o clarim convocando a cruzada em nome de Frederico II.

Isabel não quis ser um obstáculo no caminho do príncipe cristão que oferecia sua lança para resgatar o Santo Sepulcro. Já seu pai, o rei André II, tinha voltado sobrevivente da Quinta cruzada, e cada vez era mais difícil vencer a desilusão e a indiferença dos reis e dos povos cristãos por coroar tão cavaleiresca empresa. O nobre coração de Luís acreditou, sem dúvida, mais obrigado a dar o exemplo e, deixando sua esposa sozinha, partiu com seus cavaleiros, com propósito de embarcar em Otranto para unir-se à cruzada. Poucos meses depois, Isabel recebia, das mãos de um emissário turingio, a cruz de seu marido, que tinha morrido vítima de uma epidemia.

Assim, pois, aos vinte anos - 1227 - a princesa Isabel ficou viúva e desamparada em uma corte estrangeira e hostil, e foi então quando realmente começou o seu calvário. Seu cunhado Herman, querendo substituir os filhos de Luís da herança do Ducado, acusou a Isabel de prodigalidade, e em verdade que ela tinha esvaziado até o fundo de sua arca para remediar a miséria do povo no temível "ano da fome" que a Europa inteira atravessava. As acusações de Herman encontraram eco na corte, e a princesa Isabel, expulsa do palácio, teve que buscar refúgio com seus três filhos e a companhia de duas serventes em Marburgo, a pátria de sua mãe. Em tão difícil situação, a socorreram seus tios, a abadessa Mectildis de Kitzingen e o bispo de Bamberg, que tinha abandonado o projeto que teve de casá-la de novo.

O pontífice Gregório IV nomeou Conrado de Marburgo seu "defensor". Os bons ofícios que este realizou conseguiram, por fim, que a princesa fosse indenizada com uma importante suma e que lhe fosse atribuída algumas posses na vila de Marburgo. Mas Isabel já não tinha nada que a ligasse ao mundo, e solenemente, na Igreja dos Frades Menores de Eisenach, renunciou a seus bens, vestiu o hábito cinza da Terceira Ordem e se consagrou inteiramente e de por a vida a praticar heroicamente a caridade. Anos mais tarde - 1228-29 - empreendeu a construção do hospital e Marburgo, cuja capela pôs sob a advocação do Padre Seráfico, São Francisco de Assis, recentemente canonizado.

Neste tempo, voltavam os cruzados dos Santos Lugares ardendo em febres e com suas carnes maceradas pela lepra, e a eles Isabel dedicava seus mais amorosos cuidados, em memória, sem dúvida, de seu marido, morto muito longe do alcance de suas mãos.

Isabel, firme em seu propósito de dedicar sua vida aos pobres e doentes, buscando neles o próprio Cristo, rejeitou uma e outra vez o chamado de seu pai, o rei da Hungria, que, valendo-se de nobres emissários e até da autoridade episcopal, tratava de convencê-la a voltar a seu país.

Em troca, acudiu solícita ao chamado do Senhor, e aos vinte e quatro anos -1231 - subiu ao céu para receber o prêmio merecido por ter dado água a tantos lábios sedentos, curado tantas feridas ulceradas e consolado tantos corações oprimidos.

A fama de sua santidade ficou bem patente no enterro, que comoveu toda a comarca. Pouco depois de sua morte, as hierarquias religiosas de três países e Conrado de Turingia, grande mestre que foi da Ordem Teutônica, promoveram na Santa Sede a declaração de suas heróicas virtudes, e o processo terminou com a solene cerimônia da canonização em 27 de maio de 1235 na Perusia, ainda em vida de seu pai, André II da Hungria. Sua festividade foi fixada para o 19 de novembro (mas, atualmente é celebrado no dia 17 do mesmo mês ). Alguns meses mais tarde foi colocada a primeira pedra da catedral gótica de Marburgo e nela rendeu-se o primeiro testemunho de veneração à santa princesa pelo imperador Frederico II à frente de seu povo.

Santa Isabel da Hungria foi erigida como Patrona da Terceira Ordem Franciscana e são muitas as congregações religiosas dedicadas à caridade que levam o seu nome, e são mais de setenta os templos que a têm por Patrona.

*Javier Martín Artajo, Santa Isabel de Hungria, no Ano Cristão, Tomo IV,
Madri, Ed. Católica (BAC 186), 1960, pp. 414-418
http://www.acidigital.com/biografias/Madres/isabel.htm

Santa Isabel da Hungria e da Turíngia, OFS (Pressburgo(?), 7 de Julho de 1207 - Marburgo, 17 de Novembro de 1231), filha de André II da Hungria e da rainha Gertrudes de Andechs-Meran, descendente da família dos condes de Andechs-Meran.

Do lado materno, era sobrinha de Santa Edwiges, tia das santas Cunegundes (Kinga) e Margarida da Hungria e tia-avó de Santa Isabel de Portugal e do lado paterno prima de Santa Inês de Praga. Casara-se com o Duque Ludwig da Turíngia, filho do Landgrave Hermano I e de Sofia da Bavária, soberano de um dos feudos mais ricos do Sacro Império Romano-Germânico. O noivado foi realizado no Castelo de Wartburg, em Eisenach, capital do Ducado da Turíngia, quando Isabel tinha apenas 4 anos e Luís 11.

Os dois príncipes tiveram três filhos e realmente se apaixonaram e viveram uma grande e intensa história de amor, num matrimônio exemplar, que atraiu sobre Isabel os ciúmes de sua sogra, a duquesa Sofia e demais parentes do esposo. Foi fortemente influenciada pela espiritualidade franciscana, cuja ordem surgiu naquela época. Quis viver uma pobreza voluntária total, no que foi desaconselhada pelo seu diretor espiritual, Conrado de Marburgo, que a aconselhou a viver as virtudes do seu estado.

Dela conta-se que certa vez, quando levava algumas provisões para os pobres nas dobras de seu manto, encontrou-se com seu marido, que voltava da caça. Espantado por vê-la curvada ao peso de sua carga, ele abriu o manto que ela apertava contra o corpo e nada mais achou do que belas rosas vermelhas e brancas, embora não fosse época de flores. Dizendo-lhe que prosseguisse seu caminho, apanhou uma das rosas, que guardou pelo resto de sua vida.

Em outra situação, avisado pela mãe de que a esposa havia acolhido um leproso sobre o próprio leito, Ludwig correu para lá, mas os olhos de sua alma se abriram e ele contemplou uma imagem de Cristo Crucificado. Ludwig apaoiava e auxiliava a amada esposa em suas grandes obras de caridade. Porém, tamanha prodigalidade para com os pobres irritava os seus cunhados, os príncipes Henrique e Conrado da Turíngia.

Ao partir para as cruzadas acompanhando o imperador Frederico II, Ludwig faleceu de peste em Otranto, o que causou enorme dor em Santa Isabel, que recebera a notícia da morte em outubro, após o nascimento da terceira filha, Gertrudes. Esta dor, entretanto, foi ainda acrescida de maiores agruras, quando seus cunhados, livres do temor que nutriam pelo irmão mais velho, expulsaram-na do castelo com seus filhos, em pleno inverno, sem dinheiro e sem mantimentos e ainda proibindo o povo de agasalhá-la e a seus filhos.

Resgatada mais tarde por sua tia Matilda, Abadessa do Convento Cisterciense de Ktizingen, Isabel preferiu confiar a seus parentes a educação dos três filhos - Hermano, Sofia e Gertrudes - e quis tomar o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, junto de suas duas fiéis damas de companhia Jutta e Isentrude.

Seu confessor, Mestre Algum tempo depois, entretanto, os cavaleiros que tinham acompanhado o Duque da Turíngia à cruzada voltaram, trazendo seu corpo. Corajosamente enfrentaram os Príncipes, irmãos do duque falecido e exprobaram-lhes a crueldade praticada contra a viúva de seu próprio irmão e contra seus sobrinhos. Os príncipes não resistiram às palavras dos cavaleiros e pediram perdão a Santa Isabel e a restauraram em seus bens e propriedades.

Mestre Conrado de Marburgo a orientou numa vida de renúncia (não sem ele mesmo impor-lhe uma rígida e sufocante disciplina que precisou da intervenção dos amigos para ser abrandada) e ela usou parte de sua fortuna para construir um Hospital em honra a São Francisco de Assis em Marburgo. Nesta época de sua vida, a santidade de Isabel manifestou-se de forma extraordinária e seu nome tornou-se famoso em todas as montanhas da Alemanha. Dizia-se que São João Batista vinha lhe trazer pessoalmente a comunhão e que inúmeras vezes ela foi visitada pelo próprio Jesus Cristo e pela Virgem Maria, que a consolavam em seus sofrimentos. Uma de suas amigas depôs no processo de canonização que surpreendeu várias vezes a santa elevada no ar a mais de um metro do chão, enquanto contemplava o Santíssimo Sacramento absorta em êxtase contemplativo.Perguntada certa vez sobre que fim queria dar à herança que lhe pertencia disse: "Minha herança é Jesus Cristo!"

Henrique ficou como Regente de ducado durante a menoridade do sobrinho mais velho, o novo Duque soberano, porém Isabel preferiu viver na pobreza absoluta, o que muito desejava, retirou-se primeiro para Eisenach, depois para o Castelo de Pottenstein e, finalmente para uma modesta residência em Marburgo onde às suas expensas mandou construir o Hospital de Marburgo, ingressou na Ordem Terceira Franciscana e aí, em Marburgo prestou assistência direta aos pobres e doentes, onde veio a falecer poucos anos depois, em 1231, com apenas 24 anos. Foi sepultada com grandes honras. Na Alemanha, também seu marido Ludwig e sua filha Gertrudes são honrados como santos.

Dela disse o Cardeal Ratzinger Arcebispo de Munique, actual Papa Bento XVI: O que fez foi realmente viver com os pobres. Desempenhava pessoalmente os serviços mais elementares do cuidado com os doentes: lavava-os, ajudava-os precisamente nas suas necessidades mais básicas, vestia-os, tecia-lhes roupas, compartilhava a sua vida e o seu destino e, nos últimos anos, teve de sustentar-se apenas com o trabalho das suas próprias mãos.(…)

Deus era real para ela. Aceitou-o como realidade e por isso lhe dedicava uma parte do seu tempo, permitia que Ele e sua presença lhe custassem alguma coisa. E como tinha descoberto realmente a Deus, e Cristo não era para ela uma figura distante, mas o Senhor e o Irmão da sua vida, encontrou a partir de Deus o ser humano, imagem de Deus. Essa é também a razão por que quis e pôde levar aos homens a justiça e o amor divinos. Só quem encontra a Deus pode também ser autenticamente humano. (Da homilia na igreja de Santa Isabel da Hungria de Munique, em 2 de dezembro de 1981).

Foi canonizada pelo Papa Gregório IX em 1235. Por ocasião do VII Centenário do seu nascimento (20 de novembro de 2007) a Cidade do Vaticano fez uma emissão extraordinária de selo comemorativo do evento com 300.000 séries completas, com 10 selos por folha, no valor de €0,65 (65 cêntimos de Euro) por selo.[1]

É padroeira da Ordem Franciscana Secular.

Sua festa litúrgica é celebrada dia 17 de Novembro.

Bibliografia

RATZINGER, Josepf. Homilias sobre os santos (trad. Roberto Vidal da Silva Martins). São Paulo: Quadrante, 2007. ISBN 978-85-7465-113-2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_isabel_da_hungria

Santa Isabel conheceu e amou Cristo nos pobres

Isabel começou muito cedo a distinguir se na virtude. Em toda a sua vida foi consoladora dos pobres; a dada altura dedicou-se inteiramente aos famintos e, junto de um castelo seu, mandou construir um hospital onde recolhia muitos enfermos e estropiados. Distribuía largamente os dons da sua beneficência, não só a quantos ali acorriam a pedir esmola, mas em todos os territórios da jurisdição de seu marido, chegando ao ponto de gastar nessas obras de assistência todas as rendas provenientes dos quatro principados e vendendo por fim, para utilidade dos pobres, todos os objetos de valor e vestes preciosas.

Costumava visitar duas vezes por dia, de manhã e à tarde, todos os seus doentes, ocupando se pessoalmente dos que apresentavam aspecto mais repugnante. Dava de comer a uns, deitava outros na cama, transportava outros aos ombros e dedicava se a todo o género de serviço humanitário. Em todas estas coisas nunca ela encontrou má vontade em seu marido de grata memória.

Finalmente, depois da morte deste, no desejo da suma perfeição, pediu-me com lágrimas que a autorizasse a pedir esmola de porta em porta. Precisamente no dia de Sexta-Feira Santa, estando desnudados os altares, numa capela da sua cidade, onde acolhera os Frades Menores, na presença de testemunhas e postas as mãos sobre o altar, renunciou à sua própria vontade, a todas as pompas do mundo e ao que o Salvador no Evangelho aconselha a deixar. Feito isto e vendo que poderia ser absorvida pelo tumulto do século e pela glória mundana naquela terra, em que no tempo do marido vivera com tanta grandeza, veio para Marburgo contra minha vontade. Nesta cidade construiu um hospital para receber doentes e aleijados dos quais sentou à sua mesa os mais miseráveis e desprezados.

Além destas actividades caritativas, diante de Deus o afirmo, raras vezes encontrei mulher mais dada à contemplação. Algumas religiosas e religiosos viram muitas vezes que, quando voltava do recolhimento da oração, o seu rosto resplandecia maravilhosamente e os seus olhos brilhavam como raios de sol.

Antes de morrer ouvi-a de confissão. Perguntando-lhe o que se devia fazer dos seus haveres e mobiliário, respondeu-me que tudo quanto parecia possuir era já dos pobres desde há muito tempo e pediu me que distribuísse tudo por eles, excepto a pobre túnica com que estava vestida e com a qual desejava ser sepultada. Depois recebeu o Corpo do Senhor e, seguidamente, até à hora de Vésperas, falou muitas vezes do que mais a tinha impressionado na pregação. Por fim, encomendou devotamente a Deus os que lhe assistiam e expirou como quem adormece suavemente.

-- Da Carta escrita por Conrado de Marburgo ao Sumo Pontífice, diretor espiritual de Santa Isabel (século XIII)
http://tesourosdaigrejacatolica.blogspot.com/2010/11/santa-isabel-conheceu-e-amou-cristo-nos.html

Nenhum comentário:

.